Notícias

Análise SWOT no RH: entenda como fatores internos e externos moldam a área

A ferramenta de análise SWOT no RH é uma forma de aplicar isso, baseando-se nos fatores internos e externos para gerar mais qualidade de vida no trabalho e resultados ao negócio.

Todo profissional de Recursos Humanos deve procurar saber como agir estrategicamente, utilizando dados e indicadores, para assim promover melhorias assertivas. A ferramenta de análise SWOT no RH é uma forma de aplicar isso, baseando-se nos fatores internos e externos para gerar mais qualidade de vida no trabalho e resultados ao negócio.

Por meio dela é possível compreender quais são as forças e fraquezas da empresa, fazendo com que o planejamento estratégico tenha aprofundamento e embasamento.

Portanto, se você deseja saber como é feita a análise SWOT no RH e de que forma o reconhecimento dos pontos fortes e fracos do ambiente interno ajudarão na sua tomada de decisão, continue a leitura!

Análise SWOT de RH: forças e fraquezas de uma empresa

A análise SWOT é uma metodologia que proporciona o RH da empresa definir um planejamento estratégico assertivo. Nela, estuda-se as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (por isso que você também pode encontrar o termo sendo referido como FOFA).

É válido ressaltar que a análise SWOT no RH pode ser feita para averiguar tanto os fatores externos (como o mercado vê a empresa), quanto internos (como os colaboradores enxergam a empresa).

Porém, para o RH, o intuito é fazer um mapeamento desses quatro pontos para assim ter uma visão ampla do que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Por isso que o foco deve estar em saber os pontos fortes e fracos do ambiente interno.

É por meio dela que o profissional de gestão de pessoas consegue responder perguntas de mensuração. Alguns exemplos de respostas que a análise SWOT no RH pode ajudar a encontrar, são:

  • Quais são as hard e soft skills que nossos colaboradores desenvolvem no trabalho?
  • A empresa está acompanhando as tendências e evoluções do mercado?
  • O treinamento das lideranças condiz com as necessidades de suas equipes?

Além disso, o interessante de aprender a como fazer uma análise SWOT é utilizar a ferramenta para fazer um mapeamento cruzado.

Por exemplo, ao interligar a força com a ameaça, é possível saber se o diferencial da empresa pode ser usado para diminuir problemas futuros. Isso permite ter um planejamento estratégico mais aprofundado e ajuda na assertividade da tomada de decisão do setor.

Benefícios da análise SWOT dentro do RH: saiba a importância de se entender o ambiente interno, pontos fortes e fracos

Compreender quais são os fatores internos que resultam nas forças e fraquezas de uma empresa é essencial para o Recursos Humanos. Ainda mais para você que deseja atuar mais estrategicamente, com dados, indicadores e informações que até então não possuía.

Isso porque, o setor estará prevendo quais são os riscos e chances de melhorias podem acontecer. Além disso, também terá alinhado quais as habilidades e competências seus colaboradores possuem e deveriam desenvolver.

Esse mapeamento permite que a análise SWOT de RH promova vantagens como:

  • Planejamento estratégico aprofundado;
  • Potencialização de crescimento profissional qualificado;
  • Treinamentos e PDIs mais assertivos;
  • Equipe mais completa e alinhada;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • etc.
  • Por exemplo, se a taxa de absenteísmo estiver alta, ao saber como analisar a matriz SWOT, o profissional de Recursos Humanos poderá identificar o que está causando o problema, direta ou indiretamente.

Outro ponto importante é que essa é uma metodologia que não necessita de muito investimento. Isso porque, a equipe de RH consegue elaborar esse estudo apenas analisando seus relatórios e percepções cotidianas.

Por fim, quando essas informações são divididas com o público interno, toda a empresa terá conhecimento do que precisa ser feito para melhorar.

Assim, ficará mais fácil compreender a importância de realizar, por exemplo, determinado workshop ou PDI. É uma forma de aumentar a confiança de seus colaboradores, fortalecer as equipes e melhorar a satisfação interna.

Análise SWOT: como fazer essa técnica ser parte do planejamento estratégico do seu RH

Para entender como é feita a análise SWOT de RH, é importante ter em mente que o que será mapeado são exclusivamente os fatores internos.

É válido ressaltar isso pois, normalmente, quando essa ferramenta é utilizada de modo geral, os pontos de oportunidade e ameaças da análise SWOT são entendidos como fatores externos, que avaliam a situação no mercado.

Mas, como neste caso o uso da metodologia é para a gestão de pessoas, esses pontos devem ser olhados com a perspectiva de ambiente interno.

Além disso, também considere a missão, visão e valores da empresa. Se suas ações posteriores ao mapeamento não estiverem condizentes com o propósito empresarial, as medidas criadas podem até ter assertividade na prática, mas não fortalecerão a cultura organizacional.

Portanto, lembre-se de tomar esses cuidados ao elaborar o planejamento estratégico. Para lhe ajudar, separamos abaixo alguns exemplos de aspectos para se entender das ameaças, oportunidades, forças e fraquezas da análise SWOT no RH. Confira!

Forças no setor de RH

Tudo aquilo que destaca a empresa da concorrência pode ser avaliado aqui. A principal força que o RH consegue perceber com essa ferramenta é o employer branding da marca. Ao ter noção das suas propostas de valor, a retenção de talentos será maior e a satisfação dos colaboradores também aumentará.

Consequentemente, o índice de turnover diminui potencialmente, elevando assim o bem-estar e o clima organizacional. Por isso que o entendimento de forças no RH pode ser visto como:

  • Turnover e absenteísmo controlado;
  • Maior retenção de talentos;
  • Alta produtividade em alta;
  • Qualificações assertivas;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Melhora no trabalho em equipe;
  • etc.

Fraquezas no setor de RH

Entender as fraquezas na análise SWOT de RH é visto como a parte mais importante desse mapeamento. Isso porque, é por meio delas que o profissional consegue identificar quais são as ações que não estão dando certo e o que é possível fazer para melhorar a situação.

Por exemplo, há muitas dificuldades no processo seletivo. Ao traçar quais são os problemas que existem, o recrutador conseguirá pensar em estratégias que sejam mais eficientes. Se uma delas for a falta de atração dos candidatos, será possível aumentar o pacote de benefícios para se manter mais competitivo no mercado.

Neste sentido, entende-se que os aspectos de fraquezas que o RH deve olhar com cuidado, são:

  • Geração de conflitos;
  • Baixo desempenho;
  • Baixa remuneração;
  • Competitividade mercadológica;
  • Baixa qualificação dos talentos;
  • entre outros.

Ameaças no setor de RH

As ameaças na análise SWOT de RH é tudo aquilo que pode prejudicar a empresa e seu quadro de funcionários. Para entender quais são elas, o ideal é que você esteja atento ao mercado e as mudanças de preferências da nova geração.

Por exemplo, segundo O Globo, os novos talentos preferem estar em empresas que lhes concedam mais oportunidades de desenvolvimento profissional. Esse desejo, inclusive, está acima de uma remuneração alta.

Por isso, diversos fatores internos podem ser considerados ameaças. Alguns deles, são:

  • Pouca diversidade na empresa;
  • Trabalho sem muita flexibilidade;
  • Comunicação interna com ruídos;
  • Ferramentas de trabalho ultrapassadas;
  • etc.

Oportunidades no setor de RH

As oportunidades são o oposto das ameaças, por isso que seus aspectos avaliam os benefícios que a empresa e colaboradores podem ter ao longo do tempo. Aqui, o ideal é pensar no diferencial competitivo que o RH consegue gerar ao perceber quais resultados as fraquezas e forças podem contribuir em suas ações.

  • Entende-se como exemplos de oportunidades na gestão de pessoas:
  • Aumentar o número de profissionais de determinado time;
  • Proporcionar qualificações assertivas;
  • Oferecer mais promoções e recrutamentos internos;
  • entre outros.

Em resumo, atuar utilizando dados e indicadores com a análise SWOT dentro do RH, é a maneira mais fácil e eficiente de tornar o setor estratégico. Para potencializar os resultados, você pode utilizar um software especializado em Recursos Humanos.

Com ele, sua rotina será otimizada, já que as tarefas serão automatizadas e padronizadas. Dessa forma, sobrará mais tempo para que você cuide dos planejamentos e do monitoramento das equipes.