Notícias
GO - Juceg vai cancelar registro das empresas inativas
Para evitar a perda do nome comercial, as empresas devem arquivar na Juceg a comunicação de alteração, de funcionamento ou de paralisação temporária das atividades.
A Junta Comercial do Estado de Goiás inicia na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, o Programa de Atualização Cadastral,  campanha que se estenderá até 3 de dezembro, sem prorrogação. Será o  maior processo de cancelamento do registro das empresas que nos  últimos 10 anos, ou seja, desde julho de 2001, não fizeram nenhum  arquivamento de atos mercantis na Junta, seja alteração contratual ou  apresentação de outros documentos de interesse das empresas.
O  presidente da Juceg, Veríssimo Aparecido da Silva, destaca que a  campanha atende determinação legal do Departamento de Nacional de  Registro Mercantil (DNRC), segundo o qual as empresas que não atualizam  seus cadastros nas Juntas Comerciais por um período superior a dez anos  podem ser consideradas inativas. Atualmente constam dos arquivos da  Juceg 600.164 empresas, das quais pelo menos 283.702 podem ter os  registros cancelados e estão sujeitas a perder o nome empresarial. Para  evitar a perda do nome comercial, as empresas devem arquivar na Juceg a  comunicação de alteração, de funcionamento ou de paralisação temporária  das atividades.
Prejuízos
Veríssimo explica  que essas empresas que permanecem inativas causam prejuízos para outros  empreendimentos, pois bloqueiam o uso do nome comercial apesar de não  estarem em atividade, impedindo que outras empresas possam se registrar  em Goiás. “Com a atualização cadastral vamos corrigir um problema sério,  pois nossos arquivos estão abarrotados, o que atrasa a busca de nomes  comerciais”, destaca. Ele acrescenta que a Juceg é cobrada para garantir  maior qualidade e agilidade nas informações prestadas e isso será  possível com a depuração de seus arquivos.
O presidente da Juceg  afirmou que o cancelamento do registro por parte da Junta não exime as  empresas dos débitos trabalhistas, tributários ou de qualquer natureza.  As empresas terão até dezembro para regularizarem a situação na Junta  Comercial e podem procurar o Vapt Vupt Empresarial da Juceg, no Setor  Universitário, ou seus pontos de atendimentos nos outros Vapt Vupts,  além dos escritórios regionais que funcionam em 34 municípios. O  empresário pode consultar se o nome de sua empresa está na lista para  atualizar seu cadastro no site www.juceg.go.gov.br, onde estão disponíveis todas as informações sobre como proceder e os valores das taxas.
Veríssimo  Aparecido da Silva esclarece ainda que, mesmo após o prazo da  atualização cadastral, as empresas que perderem o nome comercial por  causa do cancelamento por inatividade poderão ter o registro reativado a  qualquer momento. Mas nesse caso, terão de fazer todo o procedimento de  constituição de uma nova firma e buscar uma nova denominação. 
Mais informações: (62) 3252-9275
