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GO - Nota Fiscal Eletrônica terá novas regras de validação
As novas regras estão previstas pela Nota Técnica 2011/004
A partir do dia 1° de novembro, a emissão de Nota Fiscal  Eletrônica (NF-e) terá novas regras de validação para sanar problemas no  envio de informações digitais, tais como totalizações incorretas,  preenchimento inválido de frete e uso errado de códigos fiscais de  operação (CFOP).  As novas regras estão previstas pela Nota Técnica  2011/004, produzida a partir de reuniões do Encontro Nacional de  Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), onde  foram apontados os erros mais frequentes de envio da Nota Fiscal  Eletrônica em todo o país. Em Goiás, cerca de 28.200 contribuintes terão  de cumprir as novas regras na emissão do documento.
O  coordenador de Documentos Fiscais da Gerência de Informações  Econômico-Fiscais da Sefaz, Antônio Godoi, afirma que a mudança traz  benefícios para o Estado e os contribuinte. A partir da implantação  dessas regras de validação, cujo sistema estará sempre atualizado em  relação à legislação tributária, o contribuinte será melhor orientado a  não incorrer em erros ao emitir a NF-e, evitando assim, que ele esteja  sujeito a futuros autos de infração. Por sua vez, o Estado passará a  receberá informações digitais mais seguras e confiáveis.
Desde o  dia 1° de outubro, as alterações estão em fase de teste, em ambiente de  homologação para que os contribuintes possam testar o as validações  antes de sua vigência legal. As novas regras previstas pela Nota Técnica  2011/004 estão disponíveis no Portal Nacional da NF-e e podem ser  acessadas diretamente por este link.  Para melhor atendimento aos contribuintes no próximo mês, equipes de  atendimento da Sefaz e da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)  têm recebido treinamento especial.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
O  Projeto NF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de  documento fiscal eletrônico que substitua a emissão do documento fiscal  em papel, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e  permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelas  secretarias da Fazenda.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento  emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o  intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou  prestação de serviços ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é  garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela  administração tributária da unidade federada. do contribuinte, antes da  ocorrência do fato gerador. Mensalmente, são emitidas cerca de 7  milhões de notas fiscais eletrônicas em Goiás.
