Notícias
PE - Optantes do Simples que devem ICMS serão enquadrados pela Sefaz
Pernambuco tem hoje 128.303 contribuintes ativos contemplados pelo regime.
Os contribuintes optantes pelo Simples Nacional e com débitos de ICMS  serão inscritos na Dívida Ativa do Estado. Um convênio firmado entre a  Procuradoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional  (PGFN) possibilitou o repasse das informações sobre os devedores pela  Receita Federal, atribuindo a cobrança também à Secretaria da Fazenda de  Pernambuco. Nos próximos dias, o parcelamento do ICMS será  disponibilizado, de acordo com as condições estabelecidas na Resolução  94/2011, do Comitê Gestor do Simples Nacional.
Pernambuco tem  hoje 128.303 contribuintes ativos contemplados pelo regime. O  quantitativo de empresas inadimplentes é de 26.764, mas, deste total,  19.667 ainda são consideradas optantes pelo Simples e 7.097 já foram  desenquadradas, porém continuam em débito. O valor a ser recuperado é de  mais de R$ 80 milhões, incluindo multas e juros. Neste primeiro  momento, estão sendo trabalhados os débitos relativos ao ano de 2007,  mas a expectativa é de que, até o fim do ano, o Fisco estadual realize a  cobrança referente os anos de 2008, 2009 e 2010.
Os  contribuintes do Simples Nacional devem declarar anualmente (DASN) a  receita bruta, mês a mês, assim como os tributos devidos, entre eles o  ICMS. Não ocorrendo o pagamento, a Receita Federal inicia a cobrança  administrativa e, não havendo regularização, o valor em aberto é lançado  na dívida Ativa da União. Agora, além disso, os dados serão repassados à  Secretaria da Fazenda e o Débito Declarado no Simples Nacional  automaticamente inscrito na Dívida Ativa do Estado.
As empresas  devedoras são descredenciadas do recolhimento do ICMS antecipado nas  operações interestaduais e poderão ser excluídas do Simples, além de  ficarem impedidas de emitir certidões de regularidade fiscal ou negativa  e sujeitas a cobrança judicial pela Procuradoria Geral do Estado. Para  regularizar a situação, os contribuintes interessados devem comparecer a  uma Agência da Receita Estadual (ARE).
Com informações da Secretaria da Fazenda do estado
