Notícias

Especial: Saiba o perfil do profissional da contabilidade do futuro

Paralelos a esse crescimento também estão as áreas de atuação e os perfis dessa profissão.

A graduação em Ciências Contábeis é uma das mais procuradas no Brasil. De acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2021, 383,9 mil novos alunos ingressaram no curso, que ocupa a 5ª posição do ranking geral. Paralelos a esse crescimento também estão as áreas de atuação e os perfis dessa profissão.

Com o crescimento da civilização e de diversas tecnologias, a graduação na área abre portas para diferentes modalidades de atuação, devido à alta demanda do mercado. Isso porque qualquer empresa, independentemente do porte, necessita de um contador para cuidar de questões financeiras, tributárias, econômicas, patrimoniais e sociais. Assim, as áreas de demanda na contabilidade se tornam amplas.

Doutora em Controladoria e Contabilidade e professora da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública da Universidade de Brasília (Face/UnB), Beatriz Fátima Morgan explica que um contador, atualmente, deve ser um profissional que “prepara as demonstrações contábeis, conduz trabalhos de auditoria e perícia, é capaz de fazer análises financeiras e de riscos, construir indicadores financeiros e não financeiros de acordo com a especificidade de cada empresa, elaborar relatórios que comuniquem a atual situação financeira e projeções futuras, e, por fim, agir com integridade e desenvolver ações para prevenir fraudes.”

Ainda de acordo com Beatriz, a análise de dados, realizada mediante o uso de técnicas estatísticas e lógicas com o intuito de extrair informações úteis a partir de dados, deve ser incluída e fortalecida na grade curricular do curso, tanto nas universidades quanto na formação continuada dos profissionais. Além disso, atividades que desenvolvam a criatividade e o pensamento analítico devem ser exploradas no dia a dia dos estudantes.

Contabilidade e mundo digital

Modernização não é algo novo na carreira dos contadores. Com a transição de máquina de escrever para os computadores e, posteriormente, para os sistemas em rede, a contabilidade se tornou digital. Atualmente, por exemplo, a Escrituração Contábil Digital (ECD) se tornou parte integrante do projeto do Sistema Público de Escrituração Contábil (Sped). E uma consequência disso é otimização de serviços contábeis, devido ao uso da internet e de sistemas próprios para esse setor, que atuam de forma cada vez mais integrada com outros sistemas, como o fiscal, o financeiro e o de departamento de pessoal.

Para a professora Beatriz, a digitalização se tornou uma aliada para a profissão. “Eu acredito que o desafio do profissional contábil é saber agir em um mundo que está com cada vez menos estabilidade. Na nossa profissão, estamos mais acostumados a trabalhar com estruturas e informações com pouca flexibilidade. No cenário atual, eventos inesperados são cada vez mais comuns. Eles podem ser de proporções maiores, como no caso da pandemia gerada pela Covid-19, ou algo no dia a dia. Nesse contexto, a digitalização será útil em oferecer informações tempestivas e peculiares”. “Mas, para isso, é necessário não somente aprimorar o conhecimento em análises de dados, mas também criar formas de oferecer as informações”, frisa.

A Inteligência Artificial (IA) não fica de fora. A ferramenta vem se tornando pertinente nas mais variadas áreas. Outro ponto são algumas legislações contábeis que estabelecem critérios e formalidades para a realização de trabalho contábeis de forma digital, como por exemplo as resoluções ITG 2000 R1 (Escrituração Contábil) e CTG 2001 R3 (define as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital – Sped). Diante disso, a IA potencializa processos.

A professora avalia que a vantagem da IA é automação, que gera um grande volume de dados. A especialista, entretanto, ressalta que isso é motivo para investimento constante na educação continuada. “Os profissionais precisam saber o que fazer com essa abundância de dados. Por isso, capacidade de análise de dados, criatividade e pensamento analítico são imprescindíveis. Além disso, a IA pode melhorar os processos financeiros e de auditoria, pois reduz o risco de erro humano. É uma oportunidade para profissionais da área contábil aperfeiçoarem o trabalho oferecido”, finaliza.